Quero cortar a farinha branca, e agora?


Provavelmente você já sabe que o Glúten não é lá muito bom pra saúde, e isso não fica restrito aos celíacos. O trigo também pode causar inflamações até mesmo para pessoas que não são sensíveis ao glúten, isso porque as proteínas do trigo agem como aqueles “cortes de papel” (aqueles pequenos cortes no dedo, causados por papel), que incomodam a parede de seu intestino e causam uma resposta inflamatória. Além disso, o consumo de trigo pode ser viciante,causando sobrepeso e picos de açúcar no sangue.

Agora que você tem todos os motivos, comece pela substituição.

Descubra as farinhas mais fáceis de se achar! Farinha de arroz

Quem não pode consumir glúten a elege como a substituta ideal pelo preço acessível e por ser encontrada com facilidade. É vendida nas versões branca ou integral.

“Fonte de energia e fibras, essa farinha auxilia o funcionamento do intestino e contribui para a saúde do coração”, afirma Beatriz Botequio.

Farinha de linhaça

Até por ofertar fibras e gorduras saudáveis, seu consumo frequente ajuda a reduzir peso. Pois é: essas substâncias estimulam a saciedade.

A farinha de linhaça dourada, aliás, também é cheia de ômega-3. “Ela carrega ácido alfa linolênico, que controla os níveis de colesterol e diminui os processos inflamatórios”,

Farinha de aveia

É das mais versáteis e saudáveis do mercado. Aumenta a saciedade. Aliás, também ajudam a capturar o colesterol no sangue. Embora a aveia não contenha glúten dentro de si, ela é comumente processada, armazenada e transportada junto com o trigo. Assim, resquícios de glúten podem ir para dentro do pacote.

Farinha de Coco

Ela é rica em fibras e por isso auxilia no trânsito intestinal, ajuda a diminuir os níveis de colesterol, glicose e melhora a flora intestinal.

"O alimento também contém aproximadamente 17% de ácido láurico e 1,5% de ácido cáprico, o que também pode torná-lo um alimento com propriedades antifúngicas, antimicrobianas, anti inflamatórias e vermífugas.

Farinha de Amêndoas

A farinha de amêndoas preserva as vantagens originais obtidas através do consumo da oleaginosa, facilitando o seu uso culinário ao ser inserida em receitas doces ou salgadas, possibilitando usufruir de todos os seus benefícios:

Opção com baixo carboidrato.

Não possui glúten.

Auxilia no combate de doenças cardiovasculares.

Promove saciedade.

Alimento energético.

Rica em proteínas.

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fontes: 10 tipos de farinha que podem substituir a de trigo 11 reais problemas do trigo Malefícios do trigo Farinha de trigo faz mal mesmo? Farinha de Amêndoas Farinha de Amêndoas

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